Que se inicie esta viagem fantástica sobre os processos de ensino aprendizagem musicais, sobre os educadores, pesquisadores, compositores, músicos, que dedicaram grande parte de suas vidas para que o caminho até este mundo maravilhoso da música seja um passeio repleto de descobertas, surpresas, dedicação, disciplina, mas muito prazer, de ouvir, apreciar, se sensibilizar, experimentar, produzir e viver a música.

terça-feira, 27 de março de 2012

Etec - Década de 90




A década de 90 é marcada por ecletismo, os estilos que se destacaram foram: a música “sertanejo-romântica”, o “axé-music” e o “pagode romântico”.
A popularização do mercado musical, através da acessibilidade aos equipamentos eletrônicos, e aos avanços da tecnologia que garantiram melhorias nas gravações, proporcionou a democratização da mídia. Pequenas gravadoras surgiram, gerando oportunidade para pessoas que anteriormente dificilmente poderiam divulgar seu trabalho. O mercado se abriu para esta nova fatia que surgia, com a garantia, ainda, de que poderia ser um produto de comunicação em massa, ou seja, atingir grande parte da população, que até então não era influenciada por este tipo de produto. Surgiram então novos profissionais do merchandising, para compor esta equipe que deveria existir para estruturar as novas tendências comerciais.
Os materiais fonográficos chegavam às gravadores praticamente prontos sem necessidade de custo para aprimoramento. O valor artístico foi perdido. A indústria do entretenimento não estava em busca de divulgar uma ideologia, esta década foi marcada por uma banalização da cultura. A valorização não era do material fonográfico, mas sim da imagem.
Através da globalização, novos artistas vão sendo influenciados pelos modismos o que gera uma grande perda para a cultura, pois as referências vão se restringindo, e a qualidade se perdendo.





Fonte:
LEME, Mônica. Que “tchan” é esse?: indústria e produção musical no Brasil dos anos 90. São Paulo: Annablume, 2003.
Imagem: <http://abduzido.net/as-melhores-musicas-dos-anos-90/>. Acesso em: 27/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário