Que se inicie esta viagem fantástica sobre os processos de ensino aprendizagem musicais, sobre os educadores, pesquisadores, compositores, músicos, que dedicaram grande parte de suas vidas para que o caminho até este mundo maravilhoso da música seja um passeio repleto de descobertas, surpresas, dedicação, disciplina, mas muito prazer, de ouvir, apreciar, se sensibilizar, experimentar, produzir e viver a música.

terça-feira, 27 de março de 2012

Etec - Influência da música da América Latina na música brasileira



A música da América Latina tem, como um todo, a mesma origem. A proximidade das línguas também faz com que tenham elementos em comum. A população destes países, a colonização tanto europeia, como os longos anos de escravidão, fizeram com que a música produzida por estas culturas em muito se assemelhassem.
A música tribal da cultura pré-existente à invasão dos europeus, misturada com os instrumentos trazidos pelos espanhóis e portugueses, mais a chegada dos africanos com seus “batuques” e cantos de trabalho, compuseram a mistura que se tornaria a música destes países.
Acredito que o Brasil seja o país que menos valorize a sua cultura se comparado a outros países da América Latina. A extrema valorização do que vem “de fora”, dos EUA, influenciaram, e muito, nas mudanças culturais.
Na década de setenta, com a ditadura estando presente em diversos países da América, o nacionalismo fica aflorado, através do patriotismo, e, o resgate ao que é regional ganha muito valor, principalmente pelos envolvidos nos conflitos, os estudantes, que acabam pesquisando novas sonoridades diferentes da cultura massificadora norte-americana.
Neste momento há grande influência da música da América Latina na música brasileira, vários grupos surgem com um repertório baseado nas tradicionais canções regionais do próprio país, como também de países que passavam pelo mesmo domínio ditatorial.
Além disso, as canções dos compositores de países vizinhos ao Brasil tinham letras que claramente se opunham a vergonha das repressões.

Fonte:
DINIZ, Sheyla Castro. Diálogo entre música cubana e música brasileira. Universidade Federal de Uberlândia/UFU.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Am%C3%A9rica_Latina>. Acesso em: 01/12/2011.
<http://www.anovademocracia.com.br/no-25/631-a-musica-latina-na-voz-do-tarancon> Acesso em: 01/12/2011.
Imagem: <http://estante.blogspot.com.br/2010/11/tarancon.html> Acesso em: 27/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário