Que se inicie esta viagem fantástica sobre os processos de ensino aprendizagem musicais, sobre os educadores, pesquisadores, compositores, músicos, que dedicaram grande parte de suas vidas para que o caminho até este mundo maravilhoso da música seja um passeio repleto de descobertas, surpresas, dedicação, disciplina, mas muito prazer, de ouvir, apreciar, se sensibilizar, experimentar, produzir e viver a música.

sexta-feira, 30 de março de 2012

O futuro do Educador Musical no Brasil, mediante o uso das novas tecnologias


 
            O educador musical está numa nova fase de conteúdos e conceitos tanto em seu processo de formação como em sua atuação. A sociedade como um todo está sendo influenciada pelas novas tecnologias que já se estabeleceram como padrões e, hoje, formam uma nova geração de cidadãos. Estas mudanças estão construindo o que será o alicerce de uma nova sociedade.
           


 
Figura 1 - A evolução humana
Acesso em: 12 de março de 2012.


O processo de educação à distância se aproxima destas novas tendências, disponibilizando a seus estudantes novas experiências que abrirão novas possibilidades de construção de seu conhecimento e, portanto, uma mudança em sua postura durante sua atuação no mercado de trabalho.
            Atualmente, há uma grande dificuldade no meio educacional em se adaptar ao volume de informações que um indivíduo tem acesso através da internet. A informação não é mais sinônimo de aprendizado, deter a informação não o qualifica como um bom profissional, nem como um bom professor. Na verdade, o que é feito com o conhecimento é que define que tipo de profissional será construído.



Figura 2 – Informações
Acesso em: 12 de março de 2012.

Não adianta mais o professor que era bom de memória e sabia responder prontamente ao que o aluno solicitava, pois a internet, é bem mais rápida, apresenta diversos pontos de vista, e, portanto, é bem mais completa. O “novo” professor deve estar preparado para esta nova fase da sociedade, do conhecimento, onde deverá cumprir o seu verdadeiro papel, o de: mediador. O professor sempre deveria ter tido este papel de ponte entre o aluno e o conhecimento. Sendo uma referência para seu discípulo, um verdadeiro mestre que gera autonomia, liberdade e constrói cidadãos.

A educação será mais complexa porque cada vez sai mais do espaço físico da sala de aula para ocupar muitos espaços presenciais, virtuais e profissionais; porque sai da figura do professor como centro da informação para incorporar novos papéis como os de mediador, de facilitador, de gestor, de mobilizador. Sai do aluno individual para incorporar o conceito de aprendizagem colaborativa, de que aprendemos também juntos, de que participamos de e contribuímos para uma inteligência cada vez mais coletiva.
                                     (MORAN, s.d.)


Figura 3 - As sombras da vida (baseado no mito de Platão)
Disponível em < http://www.monica.com.br/comics/piteco/pag1.htm>. Acesso em: 12 de março de 2012.

            Pensando na metáfora de Platão, “O mito da Caverna”, deve-se atentar ao fato de não se viver uma ilusão ao estar frente às sombras da realidade que são a televisão e o computador. Através destas excelentes ferramentas pode-se construir um mundo muito melhor, em que as pessoas são valorizadas por aquilo que produzem em seu meio, em sua realidade.
            A formação do educador musical deve objetivar estas novas características que serão a base deste “novo” educador. Neste ponto a educação à distância sai à frente, pois através de seu processo de ensino-aprendizagem, gera no aluno a autonomia tão necessária para que o estudante tenha a capacidade de gestão de sua educação, e refletindo sobre a sua realidade educacional consiga repensar e construir a educação do futuro.
            A partir de uma construção sólida de futuros educadores será garantido uma nova sociedade, construída a partir de profissionais capacitados a pensar no aluno, em suas dificuldades e aspirações, traçando um planejamento adequado, avaliando de forma adequada, proporcionando assim as experiências necessárias à formação da personalidade do aluno. Com esta formação ética, os alunos entenderão a importância de conhecer o maior número de referências que puderem acompanhar, e, a partir delas construir a sua identidade, sem macular a ideia alheia, sem furtar o raciocínio de seu próximo, mas sim estudá-lo, esmiuçá-lo, para poder se apropriar daquele conhecimento e através deste domínio aliado a todas as suas experiências devolver à sociedade o seu produto, fruto de uma identidade.


Bibliografia

MORAN, José Manuel. Tendências da educação online no Brasil. Disponível em http://ead.sead.ufscar.br/mod/book/view.php?id=168049&chapterid=31222. Acesso em: 12 de março de 2012.


Ufscar - Introdução a EaD

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