Que se inicie esta viagem fantástica sobre os processos de ensino aprendizagem musicais, sobre os educadores, pesquisadores, compositores, músicos, que dedicaram grande parte de suas vidas para que o caminho até este mundo maravilhoso da música seja um passeio repleto de descobertas, surpresas, dedicação, disciplina, mas muito prazer, de ouvir, apreciar, se sensibilizar, experimentar, produzir e viver a música.

terça-feira, 27 de março de 2012

Etec - Pesquisa sobre o Musical: Hair (Hair: The American Tribal Love-Rock Musical)


Musical

O musical foi criado em uma sociedade envolvida com as questões anti-guerra. Os autores James Rado e Gerome Ragni dizem que é um roteiro auto-biográfico, naquele momento do crescimento da contracultura hippie, liberdade da consciência (mesmo que através de substâncias alucinógenas), revolução sexual.
A história relata a vida de uma tribo hippie e de sua luta contra o alistamento militar para a guerra do Vietnã.
O texto original off – Broadway era bem controverso, o personagem principal Claude era um extra-terrestre e o enredo gira em torno de suas alucinações provenientes da droga. A peça estréia em 1967, e, após grande sucesso, em 1969 chega à Broadway, já com o enredo atual do musical, a cena de nu é incluída (também seguindo a realidade, em uma manifestação um grupo fica nu e os autores estavam presentes e inserem esta ideia à peça). Neste momento cercado de censura eles conseguem ser o diferencial, e rompem barreiras em diversos países.
O musical é apresentado em diversas cidades e ganha o mundo, inclusive uma formação no Brasil. 

Compositor: Galt MacDermot

        O compositor da trilha sonora, foi Galt MacDermot, compositor, pianista e escritor do Canadá, estudou música na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, especializou-se em música africana e ganhou inclusive um Prêmio Grammy em 1960, foi para os Estados Unidos, onde foi convidado pelos escritores do musical para compor as músicas das letras escritas por eles. Compôs em três meses a trilha sonora do musical. Fez também a adaptação das músicas para o filme.

 

Adaptação Brasileira

         No Brasil em pleno AI-5, o musical consegue se estabelecer em 1969, produzido por Altair Lima e Maria Cecília Camargo, traduzida por Renata Pallottini, dirigida em São Paulo por Claudio Petraglia e no Rio de Janeiro por Geny Marcondes.
Entre 1969 a 1972 vários futuros atores famosos participaram da peça, entre eles: Armando Bogus, Aracy Balabanian,  Antonio Fagundes, Nuno Leal Maia, Ney Latorraca, , Denis Carvalho, Wolf Maia e Edyr de Castro (mais tarde uma das Frenéticas), além de Sonia Braga, então com 18 anos.

Filme

            O filme é de 1979, com direção de Milos Forman, roteiro de Michael Weller e produção de Michael Butler e Lester Persky. Várias músicas foram cortadas, e, no final quem morre é o amigo de Claude, Berger, na guerra. Os autores se manifestaram negativamente, disseram que o filme deturpa a imagem dos hippies e que só tem em comum com o musical o nome do filme, dos personagens e parte da trilha sonora.


Versão Etec de Artes 2011



Imagens: <http://obucaneiroprateado.blogspot.com.br/2010/10/nunca-mais-fomos-os-mesmos-depois-de-h.html>. Acesso em: 27/03/2012.
Imagem Etec: <http://www.facebook.com/photo.php?fbid=284146518295602&set=a.162641950446060.28650.100001007687105&type=1&theater>. Acesso em: 27/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário