Que se inicie esta viagem fantástica sobre os processos de ensino aprendizagem musicais, sobre os educadores, pesquisadores, compositores, músicos, que dedicaram grande parte de suas vidas para que o caminho até este mundo maravilhoso da música seja um passeio repleto de descobertas, surpresas, dedicação, disciplina, mas muito prazer, de ouvir, apreciar, se sensibilizar, experimentar, produzir e viver a música.

terça-feira, 27 de março de 2012

Etec - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band



          O álbum Sgt. Pepper’s foi escolhido em uma pesquisa como o maior LP da história do Rock. Segundo CHACON (s.d.), “Desse LP derivariam, para falar pouco, o Their stannic majestic request dos Rolling Stones e Tropicália de Caetano Veloso.”
Um termo que pode ser associado a este álbum é colagem. Desde sua capa, com a junção da imagem de diversas personalidades escolhidas por cada um dos componentes da banda, até suas músicas, pois, foram recortes de gravações com diversos efeitos que se uniram para compor cada uma de suas faixas. De acordo com FENERICK e MARQUIONI (2008), “Por meio de colagens diversas, esse álbum esfumaçou os limites entre a chamada cultura erudita e a cultura de massa, entre o Oriente e o Ocidente, entre a música popular e a música de vanguarda, criando assim arte pop – que não deve ser entendida como oposta ao culto e sinônimo de massificação, mas sim como um mosaico, como um hibridismo cultural.”
     Os músicos do The Beatles estavam exaustos da maratona dos shows, queriam entrar em estúdio e colocar em prática todas as ideias que surgiram das diversas referências adquiridas em todos os anos de carreira e lugares por onde passaram.
      A criatividade da banda foi ao extremo. A ideia surgiu de uma conversa em um restaurante, onde foi dito sal e pimenta e alguém interpretou como Sargento Pimenta. Paul McCartney já surge com a temática da música e do álbum. Os componentes do Beatles deveriam ser parte de uma banda, com a farda usada pelos músicos de uma banda marcial, e demais personalidades deveriam compor o quadro.
     O álbum começou a ser produzido em novembro de 1966 e concluiu-se em abril de 1967, foram aproximadamente quatrocentas horas de gravação, várias madrugadas, pois chegavam ao estúdio por volta das dezenove horas e muitas vezes saíam pela manhã. Não havia limite, as gravações normalmente eram feitas em quatro canais, mas neste álbum existem músicas que foram gravadas em até dez. A primeira fita com seus quatro canais era gravada no primeiro canal de outra fita e eram utilizados os próximos canais para acrescentar mais elementos à música. Além disso, os sons captados eram modificados, em sua velocidade, outros eram rodados do fim para o começo, foram utilizados sons que não são audíveis pelos seres humanos, somente por cachorros, e, o baixo do Paul foi plugado diretamente à mesa, antigamente era gravado através da captação do som das caixas por microfones.
     A gravação deste álbum modificou a ideia do que poderia ser produzido em um estúdio, na verdade, transformou o que se esperava de um álbum. Antes, os artistas gravavam para divulgar suas músicas e seus shows. Sgt. Peppers foi inovador, não foi gravado para que suas músicas fossem reproduzidas em shows, o objetivo era a própria gravação, o que poderia ser conseguido, através de todos os potenciais dos recursos utilizados. A concretização deste álbum não modificou somente a discografia dos Beatles, todo o universo musical, novos caminhos foram abertos e testados, podendo ser utilizados e ampliados pelos próximos artistas inovadores que seriam totalmente influenciados por ele.

Fontes:
CHACON, Paulo. O que é rock. Editora Brasiliense. s.d.
FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Pepper’s Hearts Club Band: Uma colagem de sons e imagens. Universidade de São Paulo – USP, 2008.
Imagem: <http://luciointhesky.wordpress.com/2011/09/01/discoteca-basica-28-sgt-pepper%E2%80%99s-lonely-hearts-club-band/>. Acesso em: 27/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário